Latest

Quem foi LaGuardia?

dica de nova york
Quem foi LaGuardia?

Guia de Nova York Milhares chegam no Aeroporto LaGuardia poucos no entanto percebem que o nome “LaGuardia” não é para a sua tradução italiana de “guarda” mas sim para homenagear um dos maiores prefeitos de Nova York, Fiorello LaGuardia. LaGuardia é lembrado como um defensor ardente para os oprimidos e sub-representados, e como um modernizador com um senso de humanidade. Irascível, enérgico e carismático, ele desejava publicidade e é aclamado como um dos maiores prefeitos da história americana. Com apenas 1,52 m de altura, ele foi chamado de “Little Flower” (Fiorello é italiano para “pequena flor”).

La Guardia, um republicano que articulava em todas as linhas do seu partido e do partido democrata, era muito popular em Nova York durante os anos 1930. Como um New Dealer, apoiava o presidente democrata Franklin D. Roosevelt, e por sua vez Roosevelt pesadamente financiou a cidade de Nova York e cortou patrocínios para os inimigos do Prefeito La Guardia. La Guardia revitalizou New York City e restaurou a fé pública na Câmara Municipal. Ele unificou o sistema de trânsito, dirigiu a construção de habitação de baixo custo público, playgrounds públicos e parques, construção de aeroportos, reorganizou a força policial.

A iniciativa de desenvolver o aeroporto para voos comerciais veio de um incidente com o Prefeito de Nova York Fiorello La Guardia (1934-1945), quando retornava de avião para a cidade ele foi informado que pousariam no aeroporto de Newark – NJ. No voo da TWA estavam vários repórteres que o acompanhavam nessa viagem, LaGuardia então ordenou ao piloto da aeronave que pousasse em Nova York, pois em sua passagem estava listado o voo Miami-NY, então ele não poderia posar em um aeroporto no estado de Nova Jersey. O fato é que NY não tinha na época um aeroporto doméstico, os voos domésticos desciam no aeroporto de Newark-NJ. A partir desse acontecimento, antes mesmo de pousar, o Prefeito reuniu os repórteres no voo e informou que iriam descer no pequeno aeroporto de Brooklyn Floyd Bennett Field e que iria já no dia seguinte organizar uma comitiva para estudar a construção de um aeroporto doméstico dentro da cidade de Nova York. O aeroporto domestico de NY foi inaugurado em 1953.

Recentemente o Estado de Nova Iorque anunciou uma reformulação $4 Bilhões do Aeroporto LaGuardia que irá refazer curiosidades de nova yorkcompletamente o local que o vice-presidente dos EUA , Joe Biden, certa vez comparou a um “país do terceiro mundo”. O aeroporto, considerado por muito tempo apertado e superlotado, terá 240% mais espaço. Novas conexões do aeroporto serão feitas, atualmente com acessos somente de carro e de ônibus, vai ganhar uma ligação ferroviária e balsa de alta velocidade. Delta Air Lines, que mantém um hub no aeroporto, aprovou o plano e irá reconstruir seus terminais. Ele será o primeiro novo aeroporto construído nos Estados Unidos desde os ataques de 11 de Setembro de 2001. O projeto foi muito discutido e é esperado para ser iniciado em 2016 e levar três anos para ser concluído.

texto por Guia Ray 

Leave a comment

Your email address will not be published.